A conjuntivite é um inflamação ocular que é facilmente transmitida a outras pessoas. Conheça os tipos de conjuntivite e como tratá-los.

Conheça os tipos de conjuntivite e saiba como tratá-los

Doença bastante comum no inverno, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma fina membrana que recobre os olhos (a parte branca). De acordo com o oftalmologista Arnaldo Gesuele, existem três tipos de conjuntivite: bacteriana, viral e alérgica.

A conjuntivite viral é a mais comum e também mais branda de todas. Geralmente é tratada com o uso de colírios lubrificantes ou anti-inflamatórios, tendo sua cura em cerca de três dias. Já a bacteriana é um pouco mais delicada, sendo transmitida via contato com secreções contaminadas.

O inverno é a estação mais propícia de surtos da doença. Nessa época, as pessoas tendem a ficar aglomeradas e em locais fechados, fatores que facilitam a transmissão do vírus pelo ar e pelo contato com indivíduos doentes.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica não é transmissível e está relacionada diretamente a fatores como alimentos como chocolate ou camarão. Também pode ser desencadeada pelo estado emocional do indivíduo, como alto nível de estresse.

Apesar da conjuntivite ser bastante comum, dificilmente ela deixa sequelas quando o indivíduo busca atendimento médico. Nos três tipos da doença há bastante desconforto, pois os olhos ficam sensíveis à claridade, prejudicando as atividades diárias, mas com o tratamento adequado os sintomas tendem a não causar outros problemas.

É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma conjuntivite, como não usar maquiagem de outras pessoas; evitar compartilhar toalhas de rosto; lavar as mãos com frequência e não colocá-las nos olhos.

É importante que haja o acompanhamento do oftalmologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Fonte: Beneficência Portuguesa de São Paulo