Hormônios podem interferir na vida das mulheres

4 de outubro de 2018

Alteração de humor, libido, peso, menstruação, cabelo, unhas, acne podem ter algum fator hormonal. É importante procurar um endocrinologista para avaliar caso a caso como os hormônios podem interferir do dia a dia das mulheres.

A médica endocrinologista Juliana Garcia Dias, explica por que algumas alterações hormonais acontecem de forma recorrente e dá dicas para saúde e bem-estar da mulher.

TPM

“Poucas mulheres não se queixam da tensão pré-menstrual. Em geral, isso acontece por mudanças hormonais do ciclo menstrual. Causando mais retenção de líquido, mudança de temperatura corporal e a nível cerebral variação da serotonina, que pode causar irritabilidade, tristeza, nervosismo e até enxaqueca. É possível diminuir os sintomas com exercício físico e meditação. Em alguns casos uso de anticoncepcional e até uso de medicamentos estabilizadores de humor”, explica Juliana.

Baixa Libido

As mudanças na libido (desejo sexual) têm diversas causas. “O estresse, excesso de trabalho, depressão, uso de antidepressivos (deve-se pensar em trocar o tipo, caso ocorra). Uso de alguns anti-hipertensivos e diuréticos, além dos distúrbios hormonais relacionados testosterona, prolactina, tireoide, cortisol. Não é indicado o uso de hormônios sem orientação do endocrinologista. Principalmente dos derivados de testosterona, pois podem causar consequências graves”, alerta a endocrinologista.

Gordura localizada e celulite

Esse problema pode ocorrer tanto em homem quanto em mulher, mas as mulheres sofrem mais, por conta dos hormônios femininos que levam a depósito de gordura subcutânea abdominal, flancos e bumbum. “Uma forma de driblar isso seria a perda de peso, exercício aeróbico e de resistência muscular para tonificar músculo e aumentar metabolismo. Beber bastante água. Evitar doces em excesso, bebidas alcoólicas e industrializadas. Investir nas fibras e farinha integral, legumes e frutas. Tratamentos estéticos com radiofrequência, ultrassom, congelamento de célula de gordura e até lipoaspiração podem ajudar em alguns casos”, afirma Juliana.

Ganho de massa muscular

Para as mulheres é bem mais difícil do que para os homens, mas é importantíssimo ganho de massa magra para favorecer manutenção de peso após perda dos quilos a mais. “Quanto mais massa magra temos, mais mantemos nosso metabolismo alto. Previne problemas de osteoporose na menopausa. Reduz a chance de flacidez e até de diabetes. Não é recomendado o uso de hormônios para esse fim, mas uma dieta com cota proteica individualizada, com exercício físico de resistência muscular (musculação e pilates, por exemplo) e, em alguns casos, suplementos que ajudam na formação muscular”, finaliza Juliana.