Saiba como funciona a tosse e porque ela acontece

2 de agosto de 2018

A tosse é uma reação natural do organismo para eliminar microorganismos, substâncias ou corpos estranhos que estejam prejudicando as vias aéreas. Geralmente ela ocorre por infecções gripais, poluição, poeira, fumo e outros agentes.

A tosse é uma reação do organismo a qualquer invasão de partículas externas nas vias respiratórias. Quando inspiramos, o ar passa pelas narinas, garganta e traqueia, até atingir os pulmões. Todo este sistema é revestido de cílios que ajudam a “limpar” o ar e evitar a passagem de agentes externos. Se alguma partícula estranha entra no sistema, o cérebro recebe uma mensagem no centro da tosse no hipotálamo.

Em seguida, ele reage fazendo com que a glote (estrutura localizada na laringe que controla a entrada e saída de ar para os pulmões) se feche, aumentando a pressão interna nas vias respiratórias. O diafragma, então, se contrai e o ar contido nos pulmões é expelido em uma explosão que expulsa os corpos estranhos.

Doenças como rinite alérgica, faringite, amigdalite, asma, bronquite e pneumonia também podem apresentar a tosse como um dos sintomas. Em muitos casos, a tosse serve para eliminar o excesso de secreção nas vias respiratórias.

Cuidados com a tosse

Quando existe a presença de sangue, gosto ácido ou amargo na boca, é preciso buscar ajuda médica para saber a causa do problema.

A tosse seca, pelo contrário, não tem a presença de secreção e é bastante irritativa.

Se persistir por muito tempo e estiver acompanhada de outros sintomas, como febre, por exemplo, também é importante buscar orientação e acompanhamento médico.

Fonte: Viva Saúde