O estresse é um mal que afeta muitas pessoas. Por incrível que pareça, além de questões psicológicas, ele também afeta a saúde bucal.

Saiba como o estresse pode prejudicar a saúde bucal

O estresse é um dos principais vilões do organismo. Ele pode prejudicar a saúde bucal e até causar a perda de dentes. De acordo com Paulo Coelho Andrade, dentista especialista em implantodontia e odontologia estética, as condições emocionais e mentais comprometem a resposta imune das pessoas. Além disso, o estresse também favorece o surgimento de diversas doenças como: bruxismo, doença periodontal, aftas, cáries, entre outras.

Muitas pessoas que sofrem com estresse têm o hábito de ranger ou apertar dos dentes. Esse problema é conhecido como bruxismo. Isso pode prejudicar a saúde bucal, pois causa diversos problemas na articulação e nos dentes. De acordo com o especialista, o bruxismo é um termômetro bucal, sendo um dos principais problemas sofridos por pessoas estressadas.

Veja mitos e verdades sobre a azia

“Além do desgaste exagerado dos dentes, reduzindo sua dimensão e formato, o problema pode causar problemas na articulação entre as arcadas. Mas o mais grave é que o bruxismo causa perda óssea ao redor dos dentes o que leva a mobilidade dental e consequente perda do dente”, comenta.

Estresse é inimigo da saúde bucal

O estresse também pode favorecer o aparecimento de cáries e aftas na boca. Se, além do estresse, a pessoa também tem uma dieta rica em açúcar e maus hábitos de higiene bucal, o problema pode se agravar ainda mais.

A saúde bucal também é prejudicada quando as gengivas não estão saudáveis. O estresse favorece o aparecimento da doença periodontal. Segundo o especialista, isso ocorre pelo excesso de produção do cortisol, hormônio do estresse, que acaba enfraquecendo o sistema imune.

“Cuidar diariamente da saúde mental e bucal é extremamente necessário para evitar maiores problemas. Gerenciar o tempo, manter o equilíbrio nas atividades e cultivar bons hábitos ajuda a manter o corpo são e evita o estresse. Além disso, visitas periódicas ao dentista ajudam a prevenir os danos. No caso da percepção de qualquer situação citada, procure imediatamente o seu dentista para que os problemas não se agravem”, finaliza o profissional.