A história do Brasil presente nas Drogarias Ultra Popular!

A história do Brasil presente nas Drogarias Ultra Popular!

2 de março de 2023

Saúde

Existe muita história dentro da Ultra Popular de Imperatriz do Maranhão. Vem conhecer a relação dela com o pau-brasil!

 

Você sabia que as raízes da Ultra Popular estão profundamente conectadas com as do nosso país? Pois é, a loja da cidade de Imperatriz do Maranhão preserva com muito carinho um pedaço da nossa história: um pau-brasil.

 

A árvore, que é uma das espécies mais representativas da flora brasileira, está ameaçada de extinção por conta de séculos de remoção. No momento em que identificaram essa espécie no terreno no qual seria construído a nossa farmácia, foi feito todo o esforço de preservação da árvore.

 

Assim que soube sobre a árvore, a associada fez questão de que ela não fosse derrubada, solicitando um projeto de loja que incluísse o pau-brasil como parte da drogaria. Após muita negociação, a Farmarcas, administradora da rede de Drogarias Ultra Popular, entregou um projeto que contemplava a árvore.

 

A importância da preservação do pau-brasil?

 

A árvore, é típica da Mata Atlântica e nativa da região litorânea brasileira, presente desde o sudeste do país até a região do Rio Grande do Norte.

 

De acordo com o artigo “Ibirapitanga: História, Distribuição geográfica e Conservação do Pau-brasil do Descobrimento à Atualidade”, escrito pelo engenheiro agrônomo Yuri Tavares Rocha, doutor em geografia e professor da Universidade de São Paulo (USP), durante os primeiros anos da ocupação portuguesa no território onde hoje é o Brasil, as árvores de pau-brasil estavam entre as muitas espécies de animais e vegetais que chamaram a atenção dos colonizadores por não existirem na Europa.

 

O principal motivo para isso foi o interior avermelhado das toras da planta. Muito porque, a fabricação de um corante vermelho de alta qualidade poderia ser feita a partir da madeira do pau-brasil. Naquela época, a cor era muito difícil de ser obtida e considerada luxuosa.

 

A tinta vermelha também tem relação com o nome do país. A árvore era chamada pelos europeus de “Bresil”, segundo Rocha, que quer dizer “vermelho como brasa”.

 

Ameaça de extinção

 

Do século 16 até o início do século 19, o pau-brasil seguiu sendo a principal matéria-prima para o corante.

 

Por conta da exploração e do desmatamento da Mata Atlântica, o pau-brasil chegou próximo à extinção. Segundo Rocha, no século 20 ele passou a ser considerado extinto, até ser redescoberto por populações nativas em Pernambuco, em 1928.

 

Atualmente, a árvore segue ameaçada de extinção e não se sabe quantos exemplares nativos ainda existem na Mata Atlântica brasileira.

 

 

 

Ou seja, é um enorme presente ter um exemplar da árvore que representa tanto no nosso país, dentro da nossa loja, tratado com todo o cuidado e respeito que merece.

 

Acesse
descontos
imperdíveis

Baixe
o App