Benefícios do chocolate para uma Páscoa saudável
6 de abril de 2023
Saúde
A época mais doce do ano está chegando, você conhece os benefícios do chocolate?
Quem não ama comer um chocolate bem saboroso e que faz bem para nossa saúde? Acompanhe para descobrir os benefícios do chocolate.
Você conhece os benefícios do chocolate?
É inegável que o chocolate é unânime e coletivamente amado, sendo uma iguaria altamente desejável, principalmente na época da Páscoa. É impossível resistir à tentação de tantos ovos de chocolate nas gôndolas de lojas e mercados, com uma infinidade de sabores diferentes.
Para conseguirmos parametrizar os benefícios do chocolate, a principal medida a ser analisada é a intensidade de cacau presente no chocolate, ou seja, quanto maior a porcentagem (%) da fruta existente no chocolate, mais saudável ele é.
Existem variados tipos de chocolates no mercado, como: chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate meio amargo (até 50% cacau) ou chocolate amargo (entre 60% e 100% cacau), entretanto esses dois últimos são os mais indicados pelos nutricionistas, tendo em vista que possuem menos açúcares e gorduras em sua composição.
Benefícios do chocolate para a saúde
Tomando como referência os chocolates amargo e meio amargo, que são os que possuem maior saudabilidade, listamos os principais benefícios do chocolate para sua saúde:
• É um alimento nutritivo, quanto maior o teor de amargura, o chocolate é mais rico em minerais, fonte de fibras, potássio, fósforo, zinco e selênio;
• O cacau e os chocolates amargos possuem grande variedade de antioxidantes;
• O chocolate é eficaz no tratamento do colesterol, podendo diminuir o LDL oxidado (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom);
• Os compostos bioativos do chocolate amargo podem proteger a pele dos danos do sol, melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a densidade e hidratação da derme;
• O chocolate amargo pode melhorar a função cerebral em adultos mais velhos com comprometimento cognitivo leve;
• É fonte de energia, pois é rico em calorias, fornecendo nutrientes importantes ao nosso corpo, como vitaminas e sais minerais.
Por que nos sentimos tão felizes ao comer chocolate?
O chocolate é produzido a partir da fruta do cacaueiro, o cacau, uma planta nativa de florestas quentes e úmidas. Mesmo após sua produção, os benefícios do chocolate são herdados dessa semente repleta de nutrientes.
Dentre eles temos presente o aminoácido triptofano, que é o responsável por produzir a serotonina, mais conhecida como “hormônio da felicidade”, porém a serotonina na verdade é um neurotransmissor que altera áreas cerebrais.
Esse neurotransmissor está diretamente ligado aos nossos sentimentos de satisfação e bem-estar e é por isso que nos sentimos tão felizes e reconfortados ao comer nosso amado chocolate.
Existe uma quantidade ideal de chocolate para ser consumida?
Nesse ponto o que vale mais é o bem senso na hora do consumo, afinal os benefícios do chocolate apenas serão válidos, caso não haja sua ingestão de maneira descontrolada.
Não existe uma medida exata de consumo, mas o que a maior parte dos nutricionistas recomendam é a média de 30g por dia (o que dá em torno de 1 tablete ou 1 bombom), sendo mais recomendado comer no café da manhã ou após o almoço, permitindo que essas calorias sejam gastas no decorrer do dia.