Mitos e verdades sobre gravidez de gêmeos

21 de maio de 2019

Quando a gestante descobre que é uma gravidez de gêmeos é sempre uma surpresa. Tudo acontece em dobro: os sintomas, as dores e, principalmente, o amor.

Para acalmar as futuras mamães e informar as que estão tentando engravidar, o ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista, Alberto D’Áuria, esclarece alguns mitos e verdades sobre esse tipo de gestação.

Como ocorre a gravidez de gêmeos?

Alberto explica que existem duas possibilidades: a primeira é quando um único óvulo é fecundado e o embrião é duplicado, gerando gêmeos idênticos. Outro caso é quando dois óvulos são fecundados, gerando os gêmeos bivitelinos (não idênticos).

Os sintomas da gravidez de gêmeos são diferentesVerdade

Segundo o ginecologista, a gestante produz hormônio de forma duplicada. Elas terão mais chance de apresentar náuseas e vômitos de forma grave que provocam perda de peso. Além de maior aumento do abdome, problemas posturais precoces, mais dores abdominais e mais dificuldade nos deslocamentos. Os cuidados precisam ser maiores.

Caso haja gravidez de gêmeos na família, a chance da mulher ter é maior – Verdade

O histórico de gêmeos na família da mulher pode influenciar na gravidez, pois já existe uma tendência que, durante a ovulação, ela libere mais de um óvulo. A não ser quando os gêmeos forem fecundados a partir de uma fertilização in vitro.

Existem alimentos que estimulam a gravidez gemelar – Mito

A liberação de óvulos não tem a ver com alimentação.

Fertilização in vitro sempre gera gravidez de gêmeos – Mito

As fertilizações in vitro aumentam as chances de ter gêmeos quando a mulher é mais velha e o médico implanta mais de um embrião. Essas pacientes, orientadas pelo médico, fazem uma boa reserva de ácido fólico previamente e se alimentam melhor. O ácido fólico é uma forma sintética da vitamina B9 – presente naturalmente em diversos alimentos – que pode ser usada como suplemento.

Segundo Alberto, em resultado ao novo estilo de vida das mulheres, elas possuem um envelhecimento mais lento. Com uma boa orientação médica, o seu organismo pode ter uma ótima reação frente às transferências de vários embriões que acabam ficando no útero.

Mulheres mais velhas têm maior chance de ter uma gravidez de gêmeos – Verdade

Tanto de forma espontânea, quanto na reprodução assistida, as chances de ter gêmeos são maiores. Na assistida, o médico especializado na reprodução humana tende a colocar mais de dois embriões em mulheres mais velhas para aumentar as chances de engravidar.

Já na espontânea, as chances são maiores, pois a partir de 36 anos os ovários tendem a ovular de forma dupla ou tripla. Desta forma, aumenta-se a possibilidade de uma gravidez gemelar bivitelinos.

Gravidez de gêmeos dura menos – Depende

Normalmente, a gestação de gêmeos tende a ser prematura, pois a placenta não está preparada para receber mais de um feto de cada vez. Quando a gestante entra na 30ª semana, é importante que o médico se preocupe em acelerar a atividade pulmonar dos fetos. Isso é feito com medicamentos já pensando na possível prematuridade dos bebês.

É mais improvável ter parto normal na gravidez de gêmeos – Verdade

O trabalho de parto é mais difícil na gravidez gemelar e, além disso, o segundo feto pode ser prejudicado, dependendo do tempo que o primeiro demorar. Só quando o primeiro sai que o segundo consegue começar a se encaixar na posição correta para o parto.

Qualquer gravidez múltipla (gêmeos, trigêmeos, quíntuplos) ocorre da mesma forma?Mito

De acordo com o ginecologista, quanto maior o número de fetos, maior a chance de complicações.

Gravidez de gêmeos tem mais riscos – Verdade

Alberto diz que com a evolução humana, o corpo da mulher passou por inúmeras modificações que resultaram na diminuição da capacidade de ter gestações múltiplas. Hoje, o corpo está preparado para desenvolver apenas um feto por vez. Por isso, qualquer gestação de gêmeos é de risco.

Afinal, ter dois fetos significa ter uma distensão uterina para dois corpos, em um corpo preparado para apenas um. Com isso, aumentam os riscos de prematuridade, diabetes gestacional, doença hipertensiva específica da gravidez (pré-eclâmpsia).

“Muitas vezes a cerclagem do colo uterino – cirurgia que tem o objetivo de fechar o canal de saída do colo uterino evitando ao máximo que o bebê nasça prematuramente – também é recomendada nesses casos”, avalia o ginecologista.

Ainda de acordo com o obstetra, na gravidez de gêmeos existe o risco de ocorrer a transfusão feto-fetal. Isso significa que um dos gêmeos vai tentar ‘sequestrar’ toda a circulação sanguínea do outro. Isso acontece porque a circulação sanguínea placentária nesses casos muitas vezes fica em desequilíbrio sacrificando um dos fetos.

Essa doença pode ser diagnosticada a partir da 16ª semana e pode ser corrigida com cirurgia.

Ter um bom acompanhamento pré-natal é essencial. É feita uma dieta para a gestante com adequação calórica, redução de ingestão de sal, uso de magnésio, vitamina D e ômega 3.

Alberto recomenda que a mulher realize exercícios físicos durante a gravidez e que haja um acompanhamento na atividade da tireoide. Além disso, ela vai precisar de mais repouso e, provavelmente, deve se afastar antes para sua licença maternidade.