Check-up ajuda a detectar doenças silenciosas

7 de agosto de 2018

O principal motivo para a realização de check-up, de acordo com o cardiologista Rodrigo Cerci, é identificar doenças silenciosas em pacientes assintomáticos. “Há inúmeras histórias de pacientes que não tinham sintoma e, de repente, tiveram um infarto fulminante. O check-up cardíaco nada mais é do que uma forma de diagnosticar pessoas que tenham um risco maior de desenvolver doenças cardíacas”, afirma.

O cardiologista explica que a idade recomendada para começar a fazer o check-up com frequência é de 40 anos. Mas, não é uma regra. “Essa idade é só uma marca que pode ser mudada, dependendo do caso. Tem pacientes com risco muito grande, como, por exemplo, uma família em que todo mundo enfartou com 30 ou 40 anos. Então, essa pessoa deve começar a ser avaliada muito mais cedo”, ressalta.

Etapas do check-up

O primeiro passo do check-up é uma boa conversa entre médico e paciente. “Na consulta, o cardiologista precisa saber se o paciente tem histórico familiar que favoreça o aparecimento de doenças cardíacas, descobrir se ele fuma, se faz exercício físico, se está se alimentando corretamente. Depois disso, é possível fazer avaliações básicas. E observar outros fatores de risco: aferir a pressão, solicitar alguns exames de sangue básicos para diagnosticar diabetes, por exemplo, ou os níveis de colesterol que podem ser elevados e não apresentar sintomas”.

Os exames mais detalhados no check-up são indicados de acordo o histórico e risco de cada paciente. “Se é alguém que não sente nada, o médico faz uma avaliação inicial. Se ele tem baixíssimo risco, não precisa, necessariamente, fazer nenhum exame. Se há um risco moderado ou intermediário, aí é possível a indicação, por exemplo, do Escore de Cálcio, que detecta aterosclerose no coração, e assim por diante”, salienta o cardiologista.

De acordo com Cerci, testes como a Angiotomografia Coronariana, o Teste de Esteira ou a Cintilografia são mais indicados no check-up para pacientes que já têm algum sintoma, como dor no peito. “Nesses casos, o médico já está investigando, procurando algo a mais”, conta. Porém, esses exames também podem ser indicados para quem está fazendo um check-up antes de começar um exercício, por exemplo.  “Às vezes, uma pessoa que deseja começar algum tipo de esporte pode ter a indicação de um Teste de Esteira para saber como está a capacidade física”, ressalta.

Tenha uma vida saudável

Contudo, antes mesmo do check-up, a principal forma de evitar as doenças cardíacas é ter um estilo de vida saudável. A principal dica do cardiologista é procurar uma harmonia. “O estilo de vida saudável nada mais é do que você conseguir ter bom-senso em tudo o que você faz. Não precisa correr uma maratona para ter um estilo de vida saudável, mas você precisa fazer um exercício. Não precisa deixar de comer vários tipos de alimentos. Você pode comer de tudo em poucas quantidades. Muitas vezes buscamos extremos: queremos saber se isso é bom ou se isso é ruim. Contudo, na maioria das vezes, os extremos é que são ruins. Não fazer nada é muito ruim e fazer muito é muito ruim. Ou seja: estilo de vida saudável é ter equilíbrio”, salienta o cardiologista.