Dicas de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

7 de novembro de 2023

O câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens no Brasil e a alimentação pode ajudar a preveni-lo

Embora seja uma doença comum, falar sobre o câncer de próstata ainda é um tabu para muitos homens, mas a informação é o melhor caminho para prevenção e descoberta da doença de forma precoce. E, neste Novembro Azul, vamos focar em hábitos que ajudam a prevenir a doença, como escolhas mais saudáveis na alimentação.

Segundo informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Novembro azul: saiba a importância dos exames preventivos masculinos

Antes de entender como prevenir a doença, saiba o que é a próstata, o que é o câncer de próstata, quais os fatores de risco além de sinais e sintomas.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula que envolve a parte superior da uretra e a sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Fonte: Inca

câncer de próstata

O que é câncer de próstata?

As células, que são a menor parte do corpo humano, se multiplicam ao longo da vida, substituindo as antigas por novas. Quando acontece o crescimento descontrolado de células, há a formação de tumores, que podem ser benignos ou câncer.

O câncer de próstata, geralmente, cresce de forma lenta e não chega a ameaçar a saúde masculina. Mas, em outros casos, pode crescer de forma rápida, se espalhar por outros órgãos e causar a morte.

Os fatores de risco do câncer de próstata são:

Idade

Com o passar dos anos e o avançar da idade, o risco da doença aumenta. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico familiar

Se o seu pai ou irmão tiverem câncer de próstata antes dos 60 anos, o risco também aumenta.

Sobrepeso ou obesidade

A manutenção do peso é importante por diversos fatores, entre eles, estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na maioria dos casos, não existem sintomas perceptíveis no início da doença, quando existem, os mais comuns são:

• Dificuldade de urinar
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Sangue na urina
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes

Agora que já conhece o que é o câncer de próstata e os fatores de risco, vamos falar sobre o que se pode fazer para a prevenção da doença.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Práticas saudáveis previnem uma infinidade de doenças e melhoram a qualidade de vida, veja quais hábitos ajudam:

• Ter uma alimentação saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Conheça hábitos para te ajudar a ter uma vida ainda mais saudável!

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura

Quando diagnosticada precocemente, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Portanto, a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) orienta que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para uma avaliação.

câncer de próstata

Saiba em quais alimentos investir para a prevenção

A alimentação é um dos pontos importantes para qualquer tipo de câncer e nesse, em específico, ela é relevante. Estudos mostram os benefícios de certos alimentos que possuem ações protetoras, dentre eles:

Vegetais avermelhados

Tomate, goiaba vermelha, melancia entre outros.

Estudos apontam que o consumo de licopeno, substância presente nesses alimentos, pode reduzir em até 40% o risco do surgimento deste tipo de câncer. O consumo deve ser garantido 5 vezes na semana.

Vegetais crucíferos

Couve, brócolis, repolho e couve-flor.

Esses vegetais são ricos em outra substância que impede o aparecimento de células cancerígenas. A recomendação é que esses alimentos façam parte da alimentação diária.

Cúrcuma

A cúrcuma também tem efeito no bloqueio do desenvolvimento de células de câncer.

Peixes como atum e sardinha

O consumo de peixe traz outra vantagem: a troca da carne vermelha por eles, diminui a ingestão de gorduras saturadas, um importante potencializador de cânceres se consumido em excesso.

Outros alimentos que possuem substâncias antioxidantes devem ser incluídos na alimentação para impedir a formação de compostos que podem iniciar ou acelerar o desenvolvimento de cânceres, como alho, cebola, pimenta vermelha, linhaça e uvas roxas.

O segredo é manter uma vida equilibrada na alimentação e atividades físicas, conhecer os riscos e fazer exames de rotina para identificar qualquer tipo de alteração.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). A qualquer sinal de alerta, procure por ajuda médica.