Doenças sem tratamento adequado podem causar surdez

2 de maio de 2019

Cuidar da saúde é fundamental, mas nem todas as pessoas seguem um tratamento adequado para tratar algumas doenças. Se os cuidados básicos não forem seguidos à risca, o tratamento não será eficiente. Procure tomar os remédios corretamente, voltar ao médico para uma segunda consulta e repousar quando é preciso.

Doenças que parecem simples podem deixar sequelas para a vida toda. E uma delas é a perda de audição. A otite, por exemplo, muito comum em crianças, a princípio não é grave se for tratada corretamente. Causada por bactéria ou vírus que leva ao acúmulo de líquido atrás do tímpano, a otite pode ser decorrente de resfriado, alergia ou infecção respiratória.

Por causa do excesso de secreção, o tímpano deixa de receber as vibrações de forma correta. Isso resulta em problemas auditivos temporários. Porém, se a pessoa tiver a doença com frequência e não tratar corretamente para acabar com a secreção, a perda de audição pode se tornar definitiva.

Doenças que podem deixar sequelas

O sarampo pode deixar sequelas e uma delas é a otosclerose. Isto é, o crescimento anormal do estribo, um dos ossos do ouvido médio. O estribo deixa de vibrar e o som não consegue passar, prejudicando a audição.

Doenças como esclerose múltipla, lúpus, doença de Peget, meningite, doença de Ménière, pressão alta ou diabetes também podem causar perda auditiva. Além delas, o Tinnitus – o famoso zumbido –, excesso de cera ou a presença de um corpo estranho dentro da orelha pode causar inflamação no ouvido médio.

De acordo com a fonoaudióloga Isabela Carvalho, cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto cuidar do resto do corpo. “Uma vez diagnosticada a perda auditiva, é preciso buscar ajuda de um médico otorrinolaringologista. A deficiência não impede que o indivíduo leve uma vida normal”, comenta. A grande maioria dos casos de surdez pode ser tratada com o uso de aparelhos auditivos.

Hoje em dia é comum ver pessoas usando esses aparelhos. Isabela diz que o uso de aparelhos auditivos tem proporcionado uma audição mais natural, resultando em melhorias significativas na qualidade de vida do indivíduo. “Já existem aparelhos modernos que garantem uma audição perfeita e sem constrangimentos”, conclui a fonoaudióloga.