Um novo capítulo na história da Ultra Popular
28 de agosto de 2023
Saúde
O surgimento de uma rede que já nasceu gigante
Em meados de 2012 surge a primeira Drogaria Ultra Popular, no estado de Minas Gerais
E desde o seu início, a Ultra já nasceu com uma missão firmada: ser a maior rede de drogarias populares do país, levando os menores preços aos seus consumidores.
Quer descobrir mais sobre a história da maior rede de farmácias populares do país? Acompanhe o artigo!
Conheça a trajetória da Ultra Popular
Para entender o surgimento da rede Ultra Popular, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente em 2002, quando o atual Governo Federal implementou o programa “Aqui tem farmácia popular”.
Esse programa social, levava acesso de medicação à população mais carente do país, de forma gratuita, através de farmácias do próprio governo.
Já em 2006, na busca de ampliar a acessibilidade, esses remédios começaram a ser distribuídos em parceria com farmácias privadas.
Foi nesse momento que o Edison Tamascia, atual diretor da Febrafar e Farmarcas vislumbrou uma grande oportunidade de negócio.
Utilizando todo seu conhecimento, juntamente às ferramentas de gestão que a Febrafar oferecia aos seus afiliados, mas que até então, não haviam sido aproveitadas em sua totalidade, o Edison abre a primeira unidade da Ultra Popular, na cidade de Campo Belo, em Minas Gerais.
Ele sabia, mas precisava mostrar, que ao utilizar as metodologias disponibilizadas para as redes parceiras da Febrafar, de maneira objetiva e assertiva, não teria outro resultado, se não uma negócio que cresceria exponencialmente.
Nessa época, o modelo de lojas populares era bem padronizado, uma farmácia com prateleiras repletas de medicamentos e no centro do local, diversas cadeiras para as pessoas aguardarem atendimento.
Era até possível encontrar não medicamentos nessas lojas, mas eram mais voltados a produtos como fraldas ou itens básicos de higiene.
Evoluir faz parte do DNA da Ultra Popular
A inovação é o sangue que corre nas veias das Drogarias Ultra Popular e o seu surgimento já nos mostra isso. A Ultra entrou no mercado farmacêutico de maneira disruptiva, buscando elevar o patamar no atendimento do setor popular.
Sua entrada no mercado esteve repleta de ousadia, tanto em seu posicionamento, como no layout e tamanho das lojas, atendimento, preços competitivos até a alta exigência no âmbito administrativo.
Seu poder competitivo sempre foi alto desde o início, principalmente quando situada em cidades de pequeno e médio porte, atendendo majoritariamente, o público C e D.
O visual imponente, com o vermelho marcante foi um das principais estratégias consolidou a Ultra, como a farmácia com os preços mais baixos, e dali para frente, esse layout se tornou referência em cópia para outras lojas.
Entretanto, esse modelo de negócio fazia sentido para o contexto e momento em que a Ultra nasceu e a evolução e inovação devem ser partes naturais do processo de crescimento de uma marca.
E a busca de inovação, tanto para os PDVs, quanto para os meios digitais, sempre fez parte do DNA da Ultra Popular e agora, junto com cada brasileiro, entramos em mais um novo processo de reinvenção e inovação.
Um novo capítulo de uma grande história
A Ultra é uma marca que já nasceu com o propósito de ser a maior farmácia popular do país e esse objetivo não ficou na promessa, já que hoje estamos presentes em todos os cantos do país, para cada brasileiro.
Entender os contextos de época em que a Ultra esteve inserida, sempre foi uma das principais estratégias, a constante busca em entender nosso público e mercado, permitiu ocuparmos uma posição de relevância no mercado.
Esse novo capítulo que a história da Ultra está iniciando foi construído em cima de um longo processo, para conseguirmos trazer uma nova comunicação ainda mais assertiva e consistente visando atingir todos os diferentes perfis de consumidores.
Esse projeto buscou compreender quem de fato é o nosso público, quais são suas necessidades, perfis de consumo e quais experiências estão buscando nos pontos de venda.
Dessa maneira, realizamos diversas pesquisas através de institutos de pesquisa, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, além de diversos dados coletados internamente com as ferramentas da Farmarcas e da Febrafar e seu instituto de pesquisa, IFEPEC.
Juntamente com isso, fomos a campo realizar pesquisas com os consumidores para compreender qual é o perfil de cliente ideal da Ultra Popular. Um trabalho que envolveu mais de 1.800 pessoas e nos apontou seis perfis que representam grupos de consumidores e suas características comuns.
Hoje temos a compreensão do que há em comum entre a Ultra Popular e seus consumidores, o que nos permite realizar uma comunicação ainda mais precisa e assertiva, com uma compreensão cada vez mais clara da mensagem.
Em termos um pouco mais técnicos, nós introduzimos tons de voz, territórios de conteúdo, uma narrativa para a marca, um propósito que garante que o atendimento ao público vá além da venda de remédio, uma personalidade de marca que inspira e incentiva nosso público e, claro, uma marca que é conectada com cada brasileiro.
Em suma, à primeira vista as mudanças são sutis, mas trarão impactos profundos a longo prazo, tendo em vista que nosso principal objetivo é o fortalecimento e consolidação da marca Ultra Popular.
O marco das 1.000 lojas nos mostrou a força e grandiosidade da marca, agora a expectativa é ser grande também na mente e no coração de cada um de nossos consumidores. E o que veremos daqui para frente é uma marca do tamanho do Brasil, conectada com cada brasileiro.
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